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Pós-venda – oportunidade de transformar clientes em verdadeiros fãs

04/07/2019

     O relacionamento com o cliente deve estar presente em todas as etapas de um negócio, inclusive no pós-venda, que é um dos segredos para ajudar o seu negócio a crescer continuamente.

     Muitas empresas planejam apenas até o momento da venda, entretanto, isso é um erro comum e que pode ser evitado com algumas medidas simples. O conceito de pós-venda consiste em oferecer um suporte ao cliente após a aquisição do produto ou serviço.Valorizar e dar atenção ao consumidor é fundamental para que ele volte a adquirir produtos. Além disso, o cliente bem atendido também pode, inclusive, atuar como divulgador de seus produtos e serviços, o que aumenta a visibilidade de seu negócio. Por isso, tão importante quanto conseguir novos consumidores é apostar no encantamento dos antigos, e nada melhor do que encantá-los com um pós-venda memorável.

 

 

 

 

Um bom pós-venda exige dedicação e planejamento. Veja algumas etapas:

 

Relacionamento com os fornecedores

 

Mantendo um bom relacionamento com o fornecedor, porque, assim ocorrendo problema ou defeito, terá uma resolução mais eficaz e uma resposta rápida ao cliente.

 

Treinamento e motivação dos colaboradores

 

Esse é o ponto chave para o pós-venda, um bom atendimento faz com que o cliente se sinta importante com devida atenção, aumentando a satisfação mediante a sua empresa.

 

Bom produto ou serviço

 

O consumidor ao comprar um produto ou serviço, dispõe de uma expectativa elevada mediante ao mesmo, e um produto com defeito aumentará sua frustração e a opinião sobre a marca.

 

Fidelização do Consumidor

 

A fidelização do cliente é a parte mais difícil para as empresas, há diferença entre o cliente satisfeito e o cliente fiel. O cliente satisfeito, não tem nenhuma reclamação sobre sua empresa, mas isso não significa que ele comprará sempre.

 

Já o cliente fiel é aquele que gera mais lucro, ele sempre vai lembrar em primeiro lugar da sua empresa e acima de tudo irá indicá-la a amigos e conhecidos.

 

Uma forma prática de melhorar o pós-venda é criar uma plataforma de comunicação com conteúdo relevante. Um blog, por exemplo, pode conter textos, vídeos com tutoriais e dicas de como usar determinado produto ou serviço.

 

Além disso, também é possível criar um canal como uma espécie de fórum para que os consumidores possam elencar suas dúvidas e dar sugestões.

 

Finalmente as estratégias para o pós-venda podem ser variadas, dependendo sempre da viabilidade e recursos que sua empresa possui. O pós-venda pode ser executado pelo próprio vendedor, essa opção pode ser aplicada de uma forma que não atrapalhe o follow up diário, ou dispor de um setor específico.

 

Como resultado, esse relacionamento com o cliente pode aplicar satisfatoriamente este conceito, a marca consegue fidelizar o cliente e aumentar muito a chance de uma nova compra.

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