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Comportamento do consumidor mudará expressivamente o cenário do varejo até 2030

19/04/2017

Fonte: Jornal Exclusivo

 

A influência da ‘natureza’ na decisão de compra dos consumidores será mais próxima do controle e uso dos recursos naturais.

 

 Crédito: freepick

 

O estudo de tendências, realizado pela empresa de consultoria Dexi marketing, indica que apenas quatro entre dez grandes empresas do varejo estão voltadas ao futuro e à inovação. O estudo denominado “Trendme” realizou análise de 190 empresas e levou 2 anos e 6 meses para ser elaborado  com análises de mercado do Brasil, Estados Unidos, Europa e sudeste da Ásia.

 

Os dados extraídos apontam que 62% das grandes empresas perderão as lideranças do seu segmento de mercado até 2030. A principal razão, de acordo com a pesquisa, será a falta de acompanhamento das tendências e mudanças do mercado. “Estamos acostumados a olhar a história, valorizar o passado e a experiência. Estas grandes empresas, se esforçaram para conseguir a liderança, entretanto, deixam de olhar para o futuro. Por isso, é fundamental entender as tendências e as movimentações do mercado”, explica o diretor executivo da Dexi, Sérgio Barbi.

 

O estudo identificou 15 tendências que vão desde a mudança na forma como as pessoas vivem, trabalham, compram até previsões específicas para segmentos como alimentação, moda, tecnologia, design e outros.

 

Alguns detalhes do estudo elaborado pela Dexi:

 

O Techno Fashion chega com potencial de provocar mudanças significativas no mercado em pouquíssimo tempo, e não estamos falando de tecidos. As principais mudanças estarão relacionadas com a forma como as pessoas usam a moda, vários referenciais novos serão incorporados, e com as mudanças nos processos produtivos de roupas e acessórios;

A influência da ‘natureza’ na decisão de compra dos consumidores será mais próxima do controle e uso dos recursos naturais. As pessoas estão mudando o foco de atenção;

 

Imagine que o poder de influência que o Vaticano levou um milênio para alcançar, as redes sociais conquistaram em pouco mais de uma década. A era digital está transformando tudo ao nosso redor, principalmente a forma como nos relacionamos. Campanhas de marketing mais efetivas utilizarão mídias diferentes das tradicionais com novas métricas de avaliação de resultado;

 

Os clientes são únicos e a customização é uma das grandes fronteiras para o varejo. Os consumidores querem adaptar os produtos às suas necessidades e a tecnologia é um grande viabilizador;

 

Mais do que vender produtos e serviços, grandes marcas irão criar e gerenciar relacionamentos com os consumidores. Será mais vantajoso para as empresas extrair valor das relações com os clientes do que simplesmente vender algo a alguém. As relações comerciais se tornarão mais complexas, e vantajosas;

 

Boa parte da tecnologia que usamos diariamente é relativamente nova, ainda estamos assimilando o potencial de negócios com tantas novidades. Prepare-se para fazer negócios online, fora das lojas online;

 

Em 2020 teremos mais de 4 bilhões de consumidores online. A Internet terá sua atuação ampliada, muito mais produtos e ofertas estarão disponíveis. É melhor se preparar para gerar valor online, e não apenas o volume;

 

A vida na era digital constrói uma enorme e muito valiosa corrente de dados dos clientes. As pessoas deixam rastros digitais por onde passam. Um varejista com visão no futuro precisará de poucas pistas para antecipar o comportamento do consumidor e criar novas oportunidades de venda.

 

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